top of page

Hoje você está proibida (o) de reclamar!

mcseda56

Outro dia me dei conta de que estava reclamando muito!! E você reclama muito? Tem esse hábito? Observe, quantas vezes você reclama durante o dia e talvez você vá se surpreender (eu me surpreendi). A gente reclama e muito e nem percebe, porque a gente fala, pensa e nem ouve o que estamos falando, o que estamos pensando. Reclamamos com motivo e sem motivo também, virou um hábito.

Fiquei pensando, o que estamos fazendo conosco quando reclamamos? Estamos condicionando o nosso cérebro a focar naquilo que não está bom, focar no erro. A gente reclama, reclama de novo, reclama para uma pessoa, depois para outra, compartilha a reclamação com alguém, coloca nas redes sociais, manda mensagem num grupo e com isso, só vamos intensificando na nossa mente esse caminho da reclamação, da insatisfação, de focar naquilo que não está legal. Muitas vezes temos toda a razão de reclamar, mas, só reclamar não adianta nada, concorda?  

Sugiro que você faça uma mudança de foco, (eu fiz) porque assim você vai treinar o seu cérebro a aprender a lidar com os erros, com a insatisfação, com as frustrações. Esse exercício vale para tudo, na sua relação com você mesma (o) e com os outros.

Quando você perceber que está reclamando, respira fundo e muda o foco, sem se criticar, sem se condenar, porque de tanto você reclamar por anos e anos, você já faz de forma automática, mas, a partir de hoje, você está adquirindo consciência desse hábito.

 Faça uma lista, anota no bloco de notas ou num caderno, quais são as coisas que você reclama habitualmente: Se você reclama do calor ou do frio, você reclama do tempo. Você reclama dos seus pais, do seu marido (esposa), do seu chefe, dos seus colegas, da comida, do governo, enfim a lista pode ser enorme, não importa, perceba, por que você reclama tanto?

Talvez você esteja se aposentando ou já se aposentou e reclame de que não tem o que fazer, (escutei isso hoje de uma pessoa muito querida), antes talvez reclamasse de ter que ir para o trabalho, não sei, o que eu sei é que a vida mudou, e você não.  Talvez você queira fazer mais algum trabalho, mas reclama que acha que não vai ser possível, que já está velha (o), veja, perceba o que você está fazendo com você mesmo.

Reclamar é como olhar para uma parede que tem um ponto preto e você só vê esse ponto preto, não vê o restante da parede, do ambiente. Você não vê o todo que é muito maior do que esse ponto preto, se distancie, veja que quando olha para o todo, outras possibilidades surgem.

Então, faço um convite a você para fazer diferente a partir de agora. Ok, não está bom, pergunte-se, o que eu poderia colocar no lugar dessa reclamação? Como eu poderia tirar o olhar dessa questão que está me incomodando tanto e mudar o foco?

Vai trabalhando nisso, dia após dia, percebendo o que incomoda, mudando o foco e sempre colocando outra coisa no lugar que seja boa para você. Para mim, um divisor de águas foi agradecer por tudo que já tive, tenho e terei, toda vez que percebia que estava reclamando.

E para você, o que vai ser? Não sei, mas, você sabe, só digo que a partir de hoje você está proibida (o) de reclamar!

 
 
 

Comments


bottom of page