top of page

NÃO ESTAMOS SOZINHOS

mcseda56

Atualizado: 17 de dez. de 2023


Imagens de pérolas e cristais

"O Buda comparou o Universo a uma vasta rede composta por uma infinita variedade de jóias brilhantes, cada uma delas com um número incontável de facetas. Cada joia reflete em si mesma toda outra joia do conjunto e é de fato una com todas as demais". (Sogyal Rimpoche).



Não somos independentes, somos interdependentes. Tudo que pensamos, falamos e como agimos, tem consequências no Universo, para o bem ou para o mal.

Pense numa árvore.

Ela não tem existência independente.

"Ao contemplá-la, verá que ela se dissolve numa rede extremamente sutil de relações que se estende por todo o Universo". (Sogyal Rinpoche)

O vento que balança seus galhos e folhas, a chuva que cai sobre ela, a terra que a sustenta e alimenta, o frio e o calor, as estações, as estrelas, o luar e o sol, tudo faz parte dessa árvore.

Todos os milhares de genes que compõe seus cromossomos, ao longo dos anos, influenciam a serem resistentes, duráveis ou não, à se adaptarem às condições climáticas enfim, a serem como são hoje.

Podemos dizer que, além dos genes, tudo no Universo contribui para ela ser o que é. Em nenhum momento ela poderá ser separada disso tudo e por causa de tudo isso, sua natureza vai se transformando. Lentamente. Sutilmente.

O que acontecer com ela, por exemplo, se ela for queimada, irá alterar o ar que respiramos, esteja onde ela e nós estivermos.

Nós, seres humanos, nossa personalidade e identidade se compõe de uma complexa dança de genes que se estende de longe, de muito longe, no passado, em diferentes combinações, que assim como na árvore, nos influenciam a ser quem somos.

E não estamos sozinhos.

Não podemos resolver muitos de nossos problemas sozinhos. Principalmente no contexto atual de pandemia.

Precisamos uns dos outros. Por isso é interessante desenvolvermos "um sentido de responsabilidade universal...É nossa responsabilidade proteger e alimentar a família global, amparando seus membros mais fracos, preservando e cuidando do meio ambiente em que todos vivemos".(Dalai Lama)

Quando tivermos consciência da interdependência de todas as coisas e de nós mesmos, poderemos ver "o mundo como a rede de jóias brilhantes com infinitos reflexos de que falava Buda". (Sogyal Rinpoche)

A responsabilidade em brilhar e deixar o outro continuar brilhando é de cada um.

Façamos a nossa parte.

Referências:

O livro tibetano do viver e do morrer.

Sogyal Rinpoche.


 
 
 

Comments


bottom of page