
Já imaginou como vai ser?
Conversei com várias pessoas sobre isso e elas trouxeram algumas dúvidas, algumas perguntas sobre essa fase e eu quis compartilhar com vocês, então, trouxe-as para cá, com as respostas que eu dei.
1. “Como posso encontrar novos propósitos depois que eu me aposentar?”
Explorando quais são os seus novos interesses, paixões e sonhos que você quer realizar e não teve a oportunidade de fazê-los. Descobrir que atividades você poderá ter que tragam satisfação e sentido e incorporá-las no seu dia a dia.
2. "Como manter uma rotina produtiva e ativa na aposentadoria?"
Você pode criar uma rotina, que inclua exercícios, hobbies e estar com os amigos, pode fazer uma grande diferença.
3. "Como lidar com a sensação de perda de identidade após a aposentadoria?"
Perguntei a essa pessoa: Como assim?
Ela me respondeu:
Pois é, eu trabalhei a vida inteira como professor e fiquei sendo conhecido como Professor Vinícius e agora, não vou mais trabalhar, não serei mais professor, quem serei?
Lidar com a sensação de perda da identidade na aposentadoria é sofrido e real porque vivemos tanto a nossa função, que nos misturamos com ela.
Nos vemos como o professor, a enfermeira, o arquiteto, com todas os pensamentos e comportamentos intrínsecos ao papel.
Reconstruir a nossa identidade a partir, primeiro, de quem somos, é um processo, em que os interesses, os valores, as habilidades precisam ser trazidos à tona, trazidos de volta, serem reconhecidos.
Eles estão e sempre estiveram conosco, só nos esquecemos deles porque não cabiam no papel que resolvemos representar, viver. Nesse trazer de volta, alguns poderão nos surpreender porque nem sabíamos que tínhamos pois nunca precisamos deles, outros, não fazem mais sentido, mudamos.
4. "Quais são as melhores formas de manter-se socialmente conectado após a aposentadoria?"
Participar de grupos e atividades comunitárias pode ser muito benéfico, assim como participar de rodas de leitura, fazer cursos e continuar trabalhando, para quem não quer parar, também é uma opção.
Se tiver mais alguma pergunta, alguma dúvida ou se precisar de uma orientação mais detalhada, não hesite em me procurar. Estou aqui para apoiar você.
Através da orientação para aposentadoria, podemos planejar um passo a passo, consciente, viável, com segurança, que faça sentido para você alcançar seus objetivos, realizar seus sonhos e aproveitar ao máximo essa nova fase da vida!
Comentarios