
Um dos fatores que afeta a saúde mental do ser humano é o seu nível de autoestima e autoconfiança. Isso é que vai interferir diretamente na sua capacidade de realização, independência, autonomia, pertencimento e valorização perante a vida.
Digamos que você está com 50 anos ou já chegando aos 60 anos e a sua aposentadoria também está muito próxima e você não quer parar de trabalhar. Você tem um sonho que ainda não se realizou, trabalhar em outra coisa, quer exercer outra profissão, mas nesse momento você pode estar se sentindo insegura, se achando velha, sem graça, não merecedora, com medo do que vão pensar de você, quem sabe você passou por uma separação ou você vive numa relação abusiva, não respeitosa, você depende emocionalmente e financeiramente do outro, onde você não é valorizada, não é amada e você não tem coragem nem de falar sobre isso, como se arriscar a fazer outro trabalho ou estudar novamente para ter outra profissão, não é?
Nós todos sempre estamos esperando amor, reconhecimento e valorização do outro, ok, faz parte da nossa natureza humana. Mas, querer ser amada é diferente de depender do amor do outro, querer ser valorizada é diferente de depender da valorização de alguém. Querer é diferente de depender e não há nada errado em querer. O problema começa em depender, porque por mais que o outro tente, é muito difícil, amar uma pessoa que não se ama, valorizar uma pessoa que não reconhece o seu valor e desta forma, ela não reconhece e valida o amor do outro, o elogio, a valorização. Por quê? Porque ela está vazia disso e por isso, por mais que nós temos a necessidade de sermos amadas pelo outro, é impossível que isso aconteça sem antes fazermos por nós.
Quanto mais você se amar e reconhecer o seu valor, mais se sentirá merecedora de receber isso das pessoas.
Mais força e coragem você terá para realizar os seus sonhos, independentemente da idade, você pode. Você não precisa da aprovação de ninguém, você se aprova. Você é capaz.
Eu acredito que, todas as mulheres, são capazes de conquistar o que quiserem, quando quiserem, de serem amadas, respeitadas e viver relações saudáveis.
Se você está passando por algum desses desafios, se você quiser, posso te ajudar a enfrentá-los. Agende uma sessão, número do WhatsApp no site.
Aguardo você.
Referências: Apostila do curso de Especialização Autoestima e Autoconfiança, método os 6 pilares da Autoestima. (Bruna Legnaioli Loureiro)
ความคิดเห็น